WhatsApp

Empreendendo com a impressão 3D

A cada dia mais brasileiros decidem empreender por conta própria em múltiplas áreas, de entretenimento a alimentação. Vemos muitas pessoas empreendendo em áreas que envolvem produtos físicos e para empreender acabam recorrendo a impressão 3D para melhorar ou até possibilitar seus novos negócios.
Queremos nesse post dar algumas ideias de como você pode aplicar a impressão 3D em um negócio e como usar a tecnologia da melhor forma.

O que posso criar?

  • Itens para RPG
  • Moda
  • Acessórios
  • Brindes corporativos

Como usar?

Muitos começam comprando uma impressora 3D para criar os seus produtos. Essa é uma iniciativa excelente, mas para ajudar muitos de vocês que estão começando ou que já estão empreendendo vamos compartilhar algumas experiências de quem já está há mais de 8 anos nesse mercado. Nada de dica “mágica” de youtuber que nunca trabalhou com clientes de verdade ou de empresas tentando te vender uma impressora 😉

Algo que podemos afirmar é que nenhuma impressora 3D, é “plug and play”. Ou seja, existe muito conhecimento por trás dos designs que serão impressos e por trás da própria operação da impressora.
As impressoras 3D como equipamentos complexos que são requerem um bom conhecimento prévio para extrair o máximo das suas capacidades, ao mesmo tempo consumindo o mínimo possível de matéria-prima e tempo.

Algo também importante, e que muitas vezes é esquecido, é que para garantir uma qualidade uniforme nos produtos é necessário manter a manutenção em dia em todas as suas impressoras. Quando falamos de impressoras de baixo custo a frequência e complexidade dessas manutenções aumenta consideravelmente, consumindo muito tempo que poderia estar sendo usado para tocar o negócio. O que vemos na prática é que muitas pessoas subestimam esse esforço e acabam desistindo da impressão, ou até mesmo dos seus projetos, justamente quando surgem os primeiros problemas.

Acreditamos que nos primeiros estágios de uma empresa o máximo possível de atenção deve estar voltada aos clientes, ao desenvolvimento de novos produtos e na identificação de novas oportunidades na sua área. Por isso, desperdiçar tempo com equipamentos pode não ser uma boa escolha.

Sua atenção deve estar direcionada aos seus clientes

Da mesma forma que a manutenção é subestimada a operação também acaba sendo, pois haverá muito a ser fazer além de pressionar o “play”. Algo que você deve sempre considerar é o seu sucesso. Então vamos a um exemplo: chegou um pedido de 500 unidades para entregar em 1 mês, você que iniciou agora com sua impressora 3D conseguirá imprimir essa quantidade de peças? Mantendo a qualidade das peças e, é claro, o prazo? Muitas vezes a resposta é não, e com isso oportunidades são perdidas. Ou então a resposta é sim e, por subestimar os processos, a qualidade é comprometida ou o prazo é descumprido, gerando conflitos com o cliente, que podem resultar em cancelamento de pedidos e manchas em sua reputação no mercado.
E quando você cresce, ainda há algumas dificuldades normais além da manutenção: gerenciamento da produção, estoque de materiais, gerenciamento de cores e qualidade de filamentos, pesquisa por novos materiais, entre outros. O tempo consumido por essas atividades pode ser significativo e com isso você muda o foco de gerenciar o seu negócio para gerenciar máquinas.

Focar na produção pode fazer você se distanciar dos seus clientes e do coração do seu negócio

O último detalhe é o investimento inicial necessário. Ao utilizar um serviço de impressão você não precisará se preocupar em comprar matéria prima, equipamentos ou alocar espaço para as máquinas. Sem ter que investir nesses pontos você pode iniciar seu negócio gastando muito menos ou pode redirecionar seu orçamento para outros itens, como por exemplo marketing.

Caso você queira começar nessa área, nossa sugestão de abordagem é você tenha sua impressora de mesa. Mas ela servirá principalmente para o desenvolvimento de protótipos e testes.
Quando você quer produzir em escala e com qualidade excepcional, sugerimos sempre buscar um centro de produção como a DeltaThinkers. Através do nosso serviço de produção personalizada buscamos oferecer a empresas e empreendedores, que querem produzir com a impressão 3D, custos extremamente competitivos e acessíveis, mantendo sempre nosso padrão de qualidade.
Usar um centro de serviço é uma ótima opção para quem quer criar produtos diferenciados, focando no design e/ou em sua utilidade, aumentando suas chances de sucesso.
Um bom centro de produção irá garantir a você qualidade, prazo e confiabilidade, seja você uma pequena empresa ou membro de uma grande corporação.

O que você pode vender?

Mencionamos acima algumas áreas que têm uma excelente interação com a impressão 3D e vamos explicar um pouquinho melhor para vocês quem já está usando e pela nossa visão como o uso deles pela tecnologia é um sucesso.

83519895 124693795542000 4800434434446297215 n

Batch.works

Esse estúdio de design e impressão 3D londrino faz parcerias com diversos designers para criar e produzir objetos do cotidiano, como canetas e organizadores.
Os objetos sempre buscam ter um bom apelo estético e são pensados desde a sua concepção para serem fabricados através da impressão 3D.

89848101 195720938391264 5244688068014267890 n

Uauproject

Esse é um estúdio de design polonês que escolheu a impressão 3D como sua principal ferramenta de criação. Através de designs focados na utilização da tecnologia o estúdio busca criar itens ambientalmente responsáveis, recicláveis e divertidos.

c R10508533 307356 20190306 89103

3lobit

Esse estúdio de design pouco conhecido foi um dos nossos últimos achados. Com designs atraentes e que exploram a impressão 3D e suas marcas de camada características o estúdio tem diversas criações que seguem essa linha, desde luminárias a joias de plástico.

relogio mare azul

Maré Relógios

Com design de alma carioca essa marca cria diversos relógios com materiais reutilizados e sustentáveis como madeira, jeans e PLA impresso em 3D!
O PLA é um material que permite uma grande versatilidade no design e possibilita uma grande gama de cores para o cliente. Além disso, como todo PLA, ele é biodegradável e tem sua origem em materias primais vegetais possibilitando que o produto tenha um menor impacto ambiental.

heroforge exemplo

Hero Forge

Uma plataforma completa para personalizar miniaturas de RPG. Através de um software inteligente que permite aos usuários personalizar cada detalhe dos seus personagens essa plataforma se tornou uma referência de quem quer personalizar seus personagens de RPG.

Esse também é um exemplo excelente de empresa que se focou no seu produto exclusivamente e não na impressão. Todas as impressões das criações do Hero Forge são feitas por centros de impressão 3D parceiros.

Em comum o que sempre sugerimos é muito simples: originalidade. Crie produtos realmente inovadores, que atendam os desejos do público que você busca atingir, dessa forma você não será simplesmente mais uma empresa vendendo mais um produto que se encontra em qualquer lugar.

Posts recentes

Vamos materializar!

Te guiaremos para você orçar sua produção bem rápido
Para fabricar uma peça precisamos ter um arquivo 3D ou vetorial, esse arquivo guiará nossas máquinas nesse processo

Se você já tem um arquivo é só enviar pelo nosso sistema e seu orçamento é feito na hora! Selecione qual aplicação se encaixa melhor para você