Não conhece ainda a impressão SLA? Fizemos um post sobre isso! Veja aqui

Impressões em SLA são cobradas pelo volume e por isso muitos objetos grandes ficam muito caros. Mas vamos te ajudar a mudar isso.

Quando você cria, por exemplo um personagem, o que interessa para você é o exterior e não o interior da peça. Normalmente esses modelos 3D são sólidos, o que é ótimo para outras tecnologias, mas não para a SLA.
O “truque” que você pode usar para deixar sua peça mais em conta é deixar a peça oca, sendo que isso normalmente não afeta o uso e você paga muito menos.
Recomendamos apenas que você deixe uma parede de 2 a 2,5 mm para que ela continue resistente e com bom acabamento.

Para você ter uma ideia dessa redução, vamos usar um busto do Groot do filme Guardiões da Galáxia.

Esse busto originalmente era sólido e usava 43,98mL.

O Resultado

Deixamos ele oco, com uma casca de 2mm, e ele passou a usar apenas 17,19mL. Com isso a impressão ficou 60% mais barata!

Como fazer?

Existem algumas maneiras de deixar uma peça oca, uma das mais simples é usando o Meshmixer da Autodesk, ele é bem simples de usar e tem muitos tutoriais disponíveis, lembre-se apenas de manter a parede mínima de 2 a 2,5 mm. Para personagens e modelos complexos o Meshmixer normalmente tem o melhor resultado.

Outra maneira é utilizar o próprio programa em que você criou a peça, esse método normalmente requer muito mais conhecimento e dá muito mais trabalho mas em compensação o resultado as vezes é bem melhor.

 

Então é isso, pessoal. Se você não pediu ainda sua impressão SLA, aproveite seu novo truque e imprima seu design ainda mais em conta 🙂